Dificuldades na Caminhada

Texto Básico: Lucas 9.57-62

Versículo para decorar: “Aquele que quiser me seguir, deve pôr de lado seus próprios desejos e carregar sua cruz cada dia, para conservar-se junto de mim!”(Lucas 9.23) BV.

Certa vez, Pregávamos para uma pessoa sobre salvação e ela aceitou. Então, começamos a falar das dificuldades que teria no andar com Jesus. A pessoa reagiu, dizendo que se seguir a Cristo custava aquele sacrifício, então, não queria. Quantos desistem nos primeiros passos! Mas o evangelho é para os fortes, para aqueles que querem ser vencedores nas dificuldades.

I. Os problemas

Destaquemos, pois, alguns problemas, das dificuldades que encontramos na caminhada cristã.

1. Um problema dentro de você. Um dos primeiros problemas que o novo convertido enfrenta é o dos sentimentos. Quando ele começa a sentir angústia muitas vezes por causa da Palavra, há muitos que desistem. Não confie nos seus sentimentos. Confie em Jesus e na sua Palavra. Considere essa ordem das coisas para crescer firme e forte na fé:

a. Em primeiro lugar, o FATO. O fato é a Palavra de Deus – aquilo que está escrito e em que devemos depositar a nossa fé. O que Deus falou e que não pode ser alterado. Se o Senhor disse que se você crê n’Ele você está salvo, então é porque está mesmo.

b. Em segundo lugar, a FÉ. A fé segue ao fato.

c. Em terceiro lugar, o SENTIMENTO. Sentimento segundo a palavra de Deus surge à medida que você vive de acordo com as Escrituras Sagradas. Se seus sentimentos não correspondem, não se impressione; eles não podem comandar a nossa vida, pois devemos andar na fé na Palavra de Deus.

2. A tentação. Satanás está sempre querendo que voltemos à prática das coisas antigas, ou que caiamos em algum pecado. Devemos resistir ao diabo (Tiago 4.7). Satanás tentou Jesus (Mateus 4.1-11) e vai tentar você também. A tentação, em si, não é pecado. O pecado é cair na tentação. Por isso, o Senhor Jesus nos ensinou a orar: “E não vos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal” (Mateus 6.13). Um pecado cometido pode trazer terríveis danos a uma vida. Portanto, procure forças no Senhor Jesus, para resistir ao pecado. E, se cair, lembre-se que o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado (1João 1.7,9).

3. O orgulho. Uma vez que você passa a crer em Jesus, é natural que cresça espiritualmente (2Pedro 3.18). Algumas pessoas, quando alcançam certo crescimento, às vezes acima de outras mais antigas na fé caem, porque dão lugar ao orgulho. Não deixe que o orgulho entre em sua vida. Não pense que você já é um crente maduro, que já alcançou mais do que outros. Mesmo que já tenha alcançado, não se orgulhe. Esse pecado tem levado muito à ruína, à queda.

4. Os sofrimentos. Quando você aceitou a Jesus, tudo era alegria. Mas os sofrimentos vêm. Nessas ocasiões, Satanás cochichará em seus ouvidos. Dizendo mentiras, para que, se o seu sentimento não estiver bom, você volte atrás. Diante de alguns, ele põe a dúvida. As pessoas começam a pensar que não são realmente salvas, que não foram aceitas por Deus. Não dê ouvidos. Você precisa viver pela fé e não pelo sentimento (2Coríntios 5.17).

II. Os modelos da Parábola

Jesus contou uma parábola em que apresenta as dificuldades que uma pessoa enfrenta para segui-lo. Ele ilustrou isso falando de quatro tipos de terreno em que o semeador espalhou a sua semente:

1. À beira do caminho (Mateus 13.4,19). Essas são as pessoas que ouvem a Palavra de Deus e encontram o primeiro obstáculo: Satanás rouba a semente do seu coração. Esses nem chegam a se converter. Certamente esse não é o seu caso. Qualquer tentativa de Satanás para desviar você da fé deve ser rechaçada (1Pedro 5.8,9). Satanás é um inimigo contra o qual você vai lutar sempre.

2. Solo Rochoso (Mateus 13.5,20,21). Aqui Jesus apresenta as dificuldades enfrentadas por este tipo de terreno: angústia e perseguição. Talvez de um parente, um amigo. Pode ser crítica, desprezo ou perseguição. Abandono de alguém querido. Vêm os escândalos. Você pode encontrar alguém que diz seguir a Jesus, mas sua vida não corresponde à sua declaração de fé: Não se impressione, nem se escandalize. Olhe para Jesus.

3. Entre espinhos (Mateus 13.7,22). Estes são os que querem seguir a Jesus, mas se sentem atraídos pelas riquezas e prazeres do mundo. Então, você precisa amar a Jesus sobre todas as coisas.

4. Boa terra (Mateus 13.8,23). É uma pessoa que OUVE, COMPREENDE e FRUTIFICA. Ela tem também muitas dificuldades. Mas o seu segredo é que ela PERSEVERA. Não desiste. Vence as dificuldades.

III. Exemplos de chamados

1. O precipitado. Aquele que se apresenta a Cristo e se propõe a segui-lo, mas não calcula o preço (Lucas 9.57,58). Seguir a Jesus custa um preço. É preciso renunciar muita coisa e colocar Jesus acima de pai, mãe, irmãos, filhos, esposa, bens e a própria vida (Mateus 10.37-39).

2. O moroso (Lucas 9.59,60). Este pediu para seguir a Jesus depois de sepultar o pai. Isso, no contexto judaico, significava que ele ia esperar o pai morrer, para depois seguir a Jesus. A expressão “permite primeiro” significa que outros interesses estavam antes do interesse de seguir a Jesus.

3. O tranquilo (Lucas 9.61,62). Ele é contraditório. Também diz “deixa-me primeiro”, ao mesmo tempo em que se oferece para seguir a Jesus, dizendo:“seguir-te-ei, Senhor”. Ele olha para trás. Nós não devemos olhar para trás. Devemos olhar para Jesus, à frente.

Conclusão

Jesus não nos prometeu uma vida sem problemas. Pelo contrário, Ele afirmou que“no mundo passais por aflições”. Mas nos garantiu a vitória, ao dizer: “mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16,33). Busque forças em Jesus para prosseguir. Aprenda na sua Palavra, a Bíblia Sagrada, a vencer o inimigo e a edificar a sua mente. E assim, você será um vencedor.

Aplicação

1. Se você fumava ou bebia e deixou de fumar e beber, é possível que você seja tentado nessa área. Então, peça auxílio a Deus, para vencer.

2. Não se deixe levar para o caminho do emocionalismo. Hoje a muito disso no meio do povo de Deus. Firme sua fé na Palavra de Deus.

3. Veja se sua fé continua a crescer ou se você tem vacilado. Não permita ser vencido. Estude a Palavra de Deus e ponha nela a sua fé.

Portanto, prossiga acompanhado este estudo em nosso site, para que você cresça e seja mais abençoado.

Pr. Raimundo P. Santos - IEC


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Dificuldades na Caminhada Reviewed by Esboços de sermões on 1/06/2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.