Aprendendo a Honrar a Deus

Textos: Marcos 6:2-5 e Provérbios 3:9-10

Introdução:

Os dois textos apresentam realidades muito diferentes. O texto de Marcos 6:2-5 apresenta uma realidade de escassez, onde Jesus diz que não pode fazer muitos milagres; Ele ficou impedido de fazer milagres. Já o texto de Provérbios 3:9-10 nos mostra uma realidade muito diferente, de abundância, onde os celeiros ficam cheios e os lagares transbordam. O que determinou a diferença entre uma e outra situação? A decisão de honrar a Deus.

Em Marcos Jesus diz que ficou sem honra em sua própria casa e por isso ficou impedido de realizar milagres. Mateus 10:41 nos ensina que se quisermos receber o galardão consequente da honra temos que praticá-la de todo o coração. Muitos querem abundância, prosperidade, crescimento em Deus e uma vida e ministério de milagres, mas não honram ao Senhor, essa atitude torna o desejo deles impossível de ser realizado. Apesar de ser galardoador dos que o buscam (Hebreus 11:6), Deus fica impedido pela sua própria Palavra revelada de abençoar aqueles que deixam de honrá-lo.

1) A atitude de honrar a Deus determina nossa abundância ou escassez, não nosso desejo.

Todos em sã consciência desejam abundância, mas nem sempre põe em prática o princípio de honrar a Deus. É a nossa atitude e não o nosso desejo que determinarão que realidade experimentaremos, se abundância ou escassez.

2) Se quisermos abundância precisamos aprender a honrar a Deus.

Se quisermos crescer em Deus e experimentar uma vida de milagres em todos os sentidos precisamos aprender a honrar a Deus na prática, com nossas atitudes em nosso dia a dia, não apenas de palavras. E como fazemos isso? Como honramos ou deixamos de honrar a Deus? Daremos aqui algumas pistas.

a) Honramos a Deus quando o colocamos em primeiro lugar em nossas vidas.

Provérbios 3 nos ensina a honrar ao Senhor com as primícias. A primícia é um princípio de honra, pois destaca a Deus como o primeiro. Quando damos as primícias de nosso tempo, de nosso dinheiro, de nossa vida a Deus estamos demonstrando na prática que Deus e a sua vontade estão acima de qualquer outro projeto pessoal ou familiar em nossas vidas.

Foi a primícia a diferença entre a oferta de Abel e Caim. Abel deu as primícias, enquanto Caim fez o que a maioria faz, primeiro viu o resultado da sua colheita, fez as suas contas e, do que sobrou, deu uma oferta ao Senhor. Quando agimos assim, agimos como Caim e, sem perceber, destacamos a nós mesmos como primeiros e não a Deus. Primiciar é colocar tudo o que um dia foi nosso debaixo do senhorio de Jesus; é colocar nossos recursos, tempo e talentos a disposição e serviço de Deus e do seu reino em primeiro lugar. A primícia é um princípio de prosperidade porque destaca a Deus como primeiro. Dízimo é um princípio de fidelidade que garante o básico (o que comer e vestir), a primícia é um princípio de prosperidade que abre as portas para a abundância.

Quer aprender a honrar a Deus? Dê a Ele as primícias em sua vida (do dinheiro, do tempo, do melhor de sua saúde, talento e tempo de vida).

b) Honramos a Deus quando respeitamos e valorizamos a Ele e aos seus ensinos.

Honra tem a ver com respeito, valorização, apreciação. Muitos deixam de honrar a Deus, ou mesmo o desonram, quando tratam a sua Palavra e a sua presença em suas vidas como algo comum; ou seja, dão aos ensinos da Palavra de Deus a mesma atenção que dão a um livro ou a uma aula normal, dão aos desejos da sua carne mais importância do que a presença do Espírito de Deus em suas vidas. Escolhem pecar satisfazendo a carne e entristecendo o Espírito, ou mesmo não fazendo o que é errado, mas deixando de fazer o que Deus nos pede na Bíblia porque não são cobrados. Agindo assim, mostramos com nossas atitudes que não valorizamos a Deus e a Sua Palavra. Assim desonramos ou deixamos de honrar ao Senhor. Lembre-se que são os nossos frutos que mostram quem somos de verdade. Quer honrar a Deus? Valorize e respeita a Ele e aos seus ensinos.

c) Honramos a Deus quando não duvidamos Dele.

Nossa incredulidade e insegurança desonram a Deus, pois estamos na prática duvidando de seus ensinos e seu cuidado para com as nossas vidas. Quando duvidamos estamos desagradando a Deus (Hebreus 11:1) e desonrando a Ele, pois estamos declarando que não temos a plena certeza que Ele cumprirá o que falou. Quer honrar a Deus? Acredite Nele e confie no Seu cuidado.

d) Honramos a Deus quando damos graças em tudo.

O povo de Israel, durante seu período de peregrinação pelo deserto, desonrou e irritou Deus ao ponto Dele decidir que nenhum deles entraria na terra da promessa. A maneira como eles fizeram isso foi com as suas murmurações e reclamações. Quando entregamos nossa vida a Deus, sabemos que Ele passa a dirigir os nossos caminhos e reclamamos ou murmuramos do rumo que nossa vida tomou demonstramos nossa arrogância, egoísmo e ingratidão. A Bíblia não nos pede para dar graças por tudo, nem tudo é motivo de graças, mas em tudo. O dar graças em tudo mostra que conseguimos reconhecer a Deus em todos os nossos caminhos e que somos agradecidos por isso, pelo fato Dele continuar sempre conosco como prometeu. Dar graças em tudo é o reconhecimento de que recebemos de Deus mais do que merecemos, merecíamos o inferno e Ele nos deu a redenção. Quando damos graças em situações desagradáveis estamos declarando que as lutas e as aflições da vida aqui nunca tirarão a alegria da salvação, ou nos farão esquecer o favor de Deus revelado na pessoa de Jesus. Quer honrar a Deus? Dê graças em tudo (I Tessalonicenses 5:18).

e) Honramos a Deus quando damos a Ele algo que nos custa (II Samuel 24:24).

Muitos têm dedicado a Deus sobras de sua vida e quando não dão justificam falando que não sobrou (não sobra tempo para orar mais ou para fazer discípulos, não sobra dinheiro para primiciar e ofertar). Já vimos que honramos a Deus quando damos a Ele o primeiro lugar. Primiciar e fazer discípulos vão nos custar, talvez tenhamos que sacrificar algo que gostamos ou desejamos para isso, mas quando fazemos isso honramos a Deus. Quer honrar a Deus? Dê a Ele o seu melhor, mesmo que te custe.

f) Honramos a Deus quando honramos as autoridades que Ele tem posto sobre a nossa vida (Mateus 10:41 e Efésios 6:2-3).

Quando honramos as autoridades religiosas (líderes de célula e pastores), as autoridades civis (presidente, governador, prefeito, juiz, delegado, etc.), as familiares (pais e responsáveis legais) e sociais (nossos professores, etc.) estamos honrando a Deus. Quando desrespeitamos as autoridades desrespeitamos a Deus de maneira indireta, pois toda autoridade provem Dele (Romanos 13:1-2). Agindo assim deixamos de honrar a Deus e atraímos sobre nós condenação (ou escassez). Quer honrar a Deus? Dê honra as autoridades que Ele tem posto sobre a sua vida.

Conclusão:

Lembre-se que a prática do princípio da honra, junto com sua fidelidade, é que determinará se você experimentará abundância ou escassez, não o seu desejo, mas devemos praticá-lo por amor a Deus (motivação correta) e não para nos dar bem. Quando praticamos o princípio por outro motivo que não seja o amor a Deus desonramos ao Senhor. Quer honrar a Deus? Aprenda a praticar o princípio da honra com a motivação correta.

A prática desse princípio tem me feito experimentar a abundância em minha vida cristã e ministerial, e tenho certeza que fará o mesmo com você. O que você escolhe abundância ou escassez? Se quiser abundância aprenda a honrar a Deus. E que Deus o abençoe.

Pastor Emanuel Adriano (Mano)


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Aprendendo a Honrar a Deus Reviewed by Esboços de sermões on 1/18/2012 Rating: 5

2 comentários:

  1. Obrigado pelas informações,que DEUS faça crescer esse ministério poderoso em nome de JESUS.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus te abençõe e continue te dando estas revelaçoes lindas dentro da palavra de Deus.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.