Os Dez Mandamentos


Os Dez Mandamentos

O PRIMEIRO MANDAMENTO

Não terás outros deuses diante de mim.

Que significa isto?

Devemos temer, amar e confiar em Deus acima de todas as coisas.

O SEGUNDO MANDAMENTO

Não tomarás em vão o nome do Senhor, teu Deus.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, em seu nome não amaldiçoar, jurar, praticar a feitiçaria, mentir ou enganar; mas devemos invocá-lo em todas as necessidades, orar, louvar e agradecer.

O TERCEIRO MANDAMENTO

Santificarás o dia do descanso.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto não desprezar a pregação e a sua palavra; mas devemos considerá-la santa, gostar de a ouvir e estudar.

O QUARTO MANDAMENTO

Honrarás a teu pai e a tua mãe, para que vás bem e vivas muito tempo sobre a terra.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não desprezar, nem irritar nossos pais e superiores; mas devemos honrá-los, servi-los, obedecer-lhes, amá-los e querer-lhes bem.

O QUINTO MANDAMENTO

Não matarás.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não causar dano ou mal algum ao nosso próximo em seu corpo; mas devemos ajudar-lhe e favorecê-lo em todas as necessidades corporais.

O SEXTO MANDAMENTO

Não cometerás adultério.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, viver uma vida casta e decente em palavras e ações, e cada qual ame e honre seu consorte.

O SÉTIMO MANDAMENTO

Não furtarás.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não tirar ao nosso próximo o dinheiro ou os bens, nem nos apoderar deles por meio de mercadorias falsificadas ou negócios fraudulentos; mas devemos ajudá-lo a melhorar e conservar os seus bens e o seu meio de vida.

O OITAVO MANDAMENTO

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não mentir com falsidade, trair, caluniar ou difamar o próximo; mas devemos desculpá-lo, falar bem dele e interpretar tudo da melhor maneira.

O NONO MANDAMENTO

Não cobiçarás a casa do teu próximo.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não pretender adquirir, com astúcia, a herança ou casa do próximo, nem nos apoderar dela sob aparência de direito; mas devemos ajudar-lhe e servi-lo para conservá-la.

O DÉCIMO MANDAMENTO

Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem os seus empregados, nem o seu gado, nem coisa alguma que lhe pertença.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não apartar, desviar ou aliciar a mulher do próximo, os seus empregados ou o seu gado; mas devemos aconselhá-los para que fiquem e cumpram o seu dever.

A CONCLUSÃO DOS MANDAMENTOS

Que diz Deus de todos estes mandamentos?

Ele diz: "Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamento."

Que significa isto?

Deus ameaça castigar todos os que transgridem estes mandamentos; por isso devemos temer a sua ira e não transgredi-los. Mas ele promete graça e todo o bem aos que os guardam. Por isso mesmo devemos amá-lo, confiar nele e de boa vontade cumprir os seus mandamentos.

Autor: Autor Desconhecido

6 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. eu acho que os mandamentos corretos são esses e não esse que você colocou
    Não terás outros deuses diante de mim.

    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

    Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

    E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

    Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

    Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

    Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

    Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

    Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

    Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.

    Não matarás.

    Não adulterarás.

    Não furtarás.

    Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

    Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
    Êxodo 20:3-17

    ResponderExcluir
  2. tbm acho,vc esta certíssimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da onde esse cara tirou esses mandamentos,nem o diabo sabe desses

      Excluir
  3. meu amigo, nao se voce colocou os mandamentos errados de proposito ou se vc realmente nao os conhece. se for por falta de conhecimento DEUS te perdoa, mas se for intencional, DEUS vai tirar de voce aquilo que vc nasceu para ser. um membro do SEU Reino (se interessar fazer um curso biblico, pode me procurar antoniodiasobrinho@hotmail.com nao vai te custar nada é totalmente gratis

    ResponderExcluir
  4. MEU AMIGO ATE NO COMEÇO STAVA MUITO BEM MAS VC MUDOU A VERDADE SOBRE O QUERTO MANDAMENTO OU VC NAO LEU OS DEZ MANDAMENTOS QUE ESTA NO EXDO CAPITULO 20: 03 AO 17

    ResponderExcluir
  5. por isso que no livro de Daniel diz que o homem mudaria os tempos e a lei de Deus. o quarto mandamento, Deus não mudou e nem deu autorização pra ninguem mudar tanto que ele escreveu com seu proprio dedo...e o decimo ele tambem não dividiu em dois. é por isso que o povo perece por falta de conhecimento...conheca a verdade e a verdade te libertara da mentira e quem é o pai da mentira senão satanás.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem