O homem que não deixou morrer os sonhos

Tragédias como a de 11 de setembro de 2001, no World Trade Center, tem a capacidade de exterminar os sonhos das pessoas quanto a um futuro melhor. O texto de Josué 14.6-14 conta a respeito de Calebe, que, a despeito de testemunhar a incredulidade dos seus contemporâneos, como também a morte deles no deserto, não abdicou da capacidade de sonhar, com 85 anos, receber por herança Hebrom, a terra que Deus lhe prometeu. Por que Calebe não abandonou os seus sonhos? Vejamos:

Porque Ele Optou Ouvir a Voz Otimista de Deus e Não a Voz Pessimista dos Homens (v. 6). Enquanto que os dez espias, devido à força dos inimigos moradores de Canaã, disseram que o povo não ia conquistar a terra, Calebe, tinha a plena convicção de que o propósito de Deus para a sua vida era a conquista da terra (v. 6 e 9). “Nunca duvide na escuridão do que Deus disse para você na luz”.

Porque a Sua Visão Era Conforme a Perspectiva Divina e Não Humana (v. 7). A vida de Calebe não estava fundamentada na aparência exterior, mas numa fé inabalável em Deus. O apóstolo Paulo em II Co. 5.7 afirma:“visto que andamos por fé e não pelo que vemos”. Ricardo Gondim afirma: “O mundo do cego é limitado pelos olhos que não vêem. O mundo do ignorante é limitado pelo conhecimento que não adquiriu. O mundo do medíocre é limitado pelos sonhos que não têm”.

Porque Perseverou na Fidelidade Enquanto a Maioria Foi Infiel (v. 8). Calebe e Josué perseveraram em seguir ao Senhor, enquanto que os dez espias e o povo foram incrédulos e infiéis. Ele não foi influenciado pela maioria. Charles Swindoll afirma: “Dez viram o problema; dois, a solução. Dez viram os obstáculos, dois, o caminho. Dez impressionaram-se com o tamanho dos gigantes; dois, com o tamanho de Deus. Dez focalizaram o que não podia ser realizado, dois, o que podia ser facilmente executado pelo poder de Deus”.

Porque Não Perdeu a Disposição de Lutar Pelos Seus Ideais (vs.10-11). Calebe, com 85 anos, pediu a Josué permissão para lutar pela terra que Deus lhe prometeu, que era habitada por fortes homens. Ele estava disposto a conquistar Hebrom, comprometido em gastar a sua vida pela causa que acreditava. Martin Luther King Jr. disse: “A capacidade máxima de um homem não se mede nos momentos de conforto e conveniência, mas nos tempos de desafio e controvérsia”.

Porque Estava Convicto de Que o Homem Batalha Mas a Vitória Vem do Senhor (v. 12). Calebe estava comprometido em lutar, mas sabia que a vitória contra os inimigos seria dada pelo Senhor. A presença de Deus garantiria o triunfo. Ele vivia os lemas: “Não há inimigos invencíveis” e “Não há sonhos impossíveis”. Se Deus estiver comigo, dizia Calebe, eu posso. Calebe concretizou o seu sonho, se apossando de Hebrom (Js. 15.13).

Quais são os seus sonhos? Você tem alimentado no seu coração sonhos colocados por Deus ou os abandonou no decorrer do caminho? Você tem sido diligente na busca de sonhos projetados por Deus para a sua vida? Onde você tem fixado os seus olhos: nos obstáculos ou no Senhor que tem poder e graça para realizar em nós os mais maravilhosos sonhos? Não desista, não pare de crer.


Pr. Jan Marke

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem